De Onde Somos

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Contagem Regressiva ao Zero @:)


Título Original: Countdown to Zero
Gênero: Documentário/ História/ Ciências
Tempo de Duração: 88 min
Ano de Lançamento: 2010
Qualidade: DVDRip
Formato: AVI XviD
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: 703 Mb
"Contagem Regressiva ao Zero" reconta a história da bomba atômica, da sua origem ao presente: nove países possuem capacidade de produzir armas nucleares com outros correndo para se juntar a eles, deixando o mundo em um delicado equilíbrio que pode ser afetado por um ato terrorista, fracasso diplomático, ou um simples acidente. Escrito e dirigido pela aclamada diretora e documentarista Lucy Walker (The Devil’s Playground, Blindsight), o filme conta com a participação de vários estadistas internacionais, incluindo os ex-presidentes Jimmy Carter, Mikhail Gorbachev, Pervez Musharraf e o ex-primeiro-ministro Tony Blair.
Pequeno Glossário:
HEU - Urânio Altamente Enriquecido.
Bomba Suja - Termo atualmente empregado para designar uma arma radioativa, uma bomba não-nuclear que dispersa material radioativo que fica armazenado em seu interior. Quando explode, a dispersão de material radioativo causa contaminação nuclear e doenças semelhantes às que ocorrem quando uma pessoa é contaminada pela radiação de uma bomba atômica. As bombas sujas podem deixar uma área inabitável por décadas;
Dâmocles - "Na corte de Dionísio, o Velho, vivia um grego chamado Dâmocles. Amigo do rei, ele desfrutava de regalias no palácio, mas apesar disso não conseguia evitar que os outros percebessem a inveja que sentia diante do que acreditava ser o desfrute de uma vida agradável, deleitosa e aparentemente despreocupada que o trono proporcionava a seu ocupante. Para corrigir essa impressão, Dionísio preparou-lhe um banquete e o colocou sentado em seu próprio trono, sobre o qual pendia do teto uma espada segura apenas por um fio da crina do seu cavalo. Com isso o invejoso súdito finalmente pôde entender que a manutenção do poder é algo tão precário que pode ser interrompida a qualquer momento, porque a força que o sustenta é tênue como a de um fio de cabelo. O invejoso cortesão compreendeu, em resumo, a precariedade do poder real. Na versão babilônica deste episódio, o Rei-deus Marduk diz ao seu súdito invejoso: “Para um Rei o primeiro erro grave será o último!” A expressão “a espada de Dâmocles” passou a simbolizar “um perigo iminente que paira sobre a vida de alguém”.
Achei bem interessante e de muito bom gosto. Espero que você que está lendo agora, goste. Bom aprendizado.

Um comentário:

  1. Legal a disponibilização do documentário. Mas o documentário em si não gostei. Muito tendencioso e imparcial, sob um perspectiva totalmente ocidental e preconceituosa. Omitindo o incoveniente e superficial em muitos aspectos. Ao final tenta criar uma esperança de paz futura que, infelizmente, não está sendo constuída por quem o documentário quer propagandear.

    Quanto ao blog, cada vez melhor!

    ResponderExcluir